AURICULOTERAPIA
Uma alternativa!
Terapeuta: Débora Oliveira
A Auriculoterapia é técnica de medicina alternativa baseada nos mesmos preceitos da acupuntura.
Porém, nesse caso, é criado um microssistema no pavilhão auricular, ou seja, na parte externa da orelha, para serem estimulados pontos que promovem efeitos em todo o organismo, no estado mental e emocional.
Os estímulos da Auriculoterapia podem ser realizados com aplicação de sementes de mostarda nos pontos, que permanecem coladas na pele por cerca de alguns dias. Esse é o meio mais seguro e menos invasivo.
Também podem ser posicionadas esferas magnéticas ou aplicadas agulhas filiformes. Essa última opção por meio da técnica francesa.
Existem, ainda, outras opções de materiais e estímulos que podem ser aplicados, como agulhas intradérmicas, cristais e laser. Essa técnica é adotada para curar alterações na saúde ou fazer sua prevenção, além de aliviar sintomas como uma medida paliativa.
Um pouco de história:
A Auriculoterapia é uma técnica milenar com suas raízes na acupuntura. No entanto, registros do século IV a.C. mostram que os princípios aplicados nesse tipo de terapia já eram praticados por Hipócrates, considerado o pai da Medicina.
No século IV a.C. Hipócrates registrou, em seu livro “Geração”, que pequenas áreas atrás da orelha, quando cauterizadas, poderiam curar a esterilidade. E no século XVII, o médico português Zacutus Lusitanus prosseguiu com os estudos de Hipócrates, tratando com essa mesma técnica as dores no quadril.
Já no século XVIII, o médico e anatomista italiano Antônio Maria Valsalva, cuja principal pesquisa era a anatomia do ouvido humano, descreveu que as cauterizações na orelha seriam uma opção de tratamento para a dor de dente.